Return to site

Senior Living - Imóveis para a terceira idade se tornam ativos imobiliários alternativos para investidores

· Empreendimentos

Uma nova tendência de investimento surge no mercado imobiliário. Nos Estados Unidos, onde a população da terceira idade está aumentando, as residências para idosos, chamadas de Senior Living Houses (residências seniores) vem crescendo de 4% a 6% ao ano.

A proposta é inovar e focar na demanda trazida justamente pelas mudanças demográficas. A estrutura das Senior Living oferecem um serviço para idosos ativos, que obviamente precisam de cuidados, mas também demandam um ambiente moderno e seguro, um formato bem distante da imagem estigmatizada das antigas casas de repouso ou lares de idosos. As residências são um híbrido de condomínio com centro de convivência, possuem arquitetura adaptada, equipe médica 24 horas, localização privilegiada e muito mais.

Esta linha de empreendimento faz parte da tendência de espaços compartilhados, como o co-living e student residence, que tem se mostrado um uso de área com rentabilidade maior se comparado apenas ao aluguel de um imóvel, já que consta uma camada importante de serviço.

Cenário Brasileiro para Senior Living

Aqui no Brasil, onde a população acima de 60 anos deve triplicar nas próximas décadas passando de 22,9 milhões para 88,6 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o momento se caracteriza como positivo para o surgimento deste novo modelo de empreendimento imobiliário.

O cenário é atrativo para os investidores, pois trata-se de uma população crescente, muito ativa, geralmente com recursos acumulados e necessidades diferenciadas. Dados do Instituto Data Popular, com base nos números do IBGE, pessoas com mais de 60 anos, tiveram um rendimento total de R$ 402,3 bilhões em 2012.

Vitalidade, longevidade e bem-estar são as palavras-chave. Com expectativa de vida crescente, o mercado volta a aquecer e começam a surgir condomínios residenciais exclusivos, com infraestrutura completa para atender a demanda da melhor idade.

Mas o desafio é grande, será preciso driblar o atual modo de lidar com o assunto no país a respeito dos espaços de cuidados para idosos. É uma oportunidade de negócio que exigirá muita pesquisa, adaptações e conhecimento de um novo nicho, mas que tem tudo para se tornar tendência.

Tem interesse em achar áreas com potencial para um empreendimento Senior Living? Entre em contato conosco.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly