Return to site

5 Métodos Construtivos Inovadores que você precisa conhecer

· Empreendimentos

Certamente você irá concordar conosco quando afirmamos que a construção civil vem buscando novas tecnologias para uma das atividades mais antiga da humanidade.

Antigamente, enquanto um imóvel estava sendo avaliado, era comum batermos na parede para saber se o som era oco. Se positivo, significava que os materiais não eram de boa qualidade.

Hoje essa avaliação não é mais considerada sinônimo de baixa qualidade, mas sim de modernidade. Graças à essas mudanças, os novos métodos construtivos podem garantir muitas vantagens para a sua construtora.

Conhecido também como método de produção, trata-se do procedimento, técnica ou forma de produzir que definem as boas escolhas em material e estrutura, bem como a estratégia e planejamento da obra.

Esses métodos influenciam no tempo, no custo e na qualidade dos seus projetos. E muitas vezes acabam sendo opções mais econômicas, eficientes, rápidas e sustentáveis.

Essas tendências, cada vez mais, incorporam os drywalls, blocos pré-moldados e até mesmo materiais, como o EPS (isopor) na construção.

Por isso é extremamente importante que você esteja por dentro dessas novidades, já que esses métodos podem garantir economia, aumento de qualidade, redução do tempo e lucro para sua empresa. E vamos destacar cinco métodos inovadores para que você possa aplicar o seu próximo empreendimento.

Vamos começar falando:

Container

Um dos métodos construtivos que tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo são os projetos em Containers. Uma de suas principais vantagens é o fato da estrutura ser reaproveitada, com isso ela se torna sustentável.

Outro ponto positivo é o custo. Você pode não acreditar, mais um projeto em container tem o valor semelhante ao gasto com uma obra de alvenaria comum. O diferencial é a inovação e modernidade que essas instalações garantem por si só.

Além disso os containers têm uma durabilidade impressionante e a grande disponibilidade do material no mercado também é um atrativo.

Porém, esse método também tem alguns pontos negativos. Por exemplo, a forma como eles são produzidos faz com que sua adaptação para tornar o espaço habitável seja um pouco mais complicada, já que é preciso:

  • Fazer aberturas com ferramentas especiais e específicas para aço;
  • O piso precisa ser substituído;
  • Sua estrutura precisa ser toda jateada;
  • As tintas utilizadas em sua fabricação, tanto interna quanto externa, precisa ser removida, pois possui componentes químicos extremamente fortes.

Outro ponto que vale destacar é que o projeto seja muito bem elaborado, principalmente por conta da iluminação, climatização e ambientação. Assim o ambiente ficará funcional e aconchegante.

Mas apesar disso, trabalhar com este método construtivo pode ser o diferencial competitivo que sua empresa tem buscado para oferecer algo inovador ao mercado. Estude essa possibilidade e avalie como ela pode ser lucrativa para a sua construtora.

O próximo método construtivo inovador que vamos falar é o:

Steel Frame

Conhecido também como construção seca, já que dispensa a utilização de tijolos e massas ligantes, este modelo já está consolidado nos Estados Unidos e chega ao Brasil com força total.

Sua popularidade se dá, principalmente, pela praticidade, rapidez e eficiência. Isso porque o Steel Frame trata-se de uma estrutura de aço que forma o esqueleto de um imóvel. Após sua instalação, as paredes serão preenchidas por painéis ou placas, como drywall.

Além disso, o Steel Frame proporciona algo que normalmente é um problema no canteiro de obras: a limpeza. Como são estruturas de aço praticamente prontas, este sistema gera poucos resíduos. Outro fator é que não precisa de água, o que torna o processo mais econômico.

Ao contrários dos containers, o método de Steel Frame tem apenas duas desvantagens que vale a pena destacarmos:

  • Limite de pavimentos;
  • Dificuldade de encontrar mão de obra especializada.

Muitas vezes as pessoas podem acabar confundindo Steel Frame com outro método construtivo:

Wood Frame

Os dois sistemas são muito semelhantes, a diferença é que no lugar de perfis de aço galvanizado, são utilizadas estruturas de madeira, normalmente de reflorestamento, como o pinus.

Portanto o Wood Frame trata-se de um método construtivo constituído de perfis de madeira maciça, contraventados com chapas de Oriented Strand Board (OSB), traduzido para português como Painel de Tiras de Madeira Orientadas, e estrutura de madeira autoclavada,. Que tem como objetivo proteger a estrutura de cupins e umidade.

Dentre as vantagens deste método inovador, estão:

  • Canteiro de obras limpo e organizado;
  • Sustentabilidade;
  • Ótimo desempenho acústico e térmico;
  • Mais agilidade na construção;
  • Redução na geração de resíduos;
  • Baixo custo.

Assim, como o Steel Frame, este sistema também possui um limite de pavimentos e a falta de mão de obra especializada. Além disso, vale destacar que neste caso, é muito importante ter mais cuidado com a impermeabilização. Isso determinará a qualidade e a durabilidade do projeto.

Já que citamos acima, acreditamos ser válido também citar o:

Drywall

Este método refere-se tanto as chapas com miolo de gesso e face de papel-cartão quanto ao sistema composto por placas fixadas em estruturas de aço, como o Steel Frame. Seu principal diferencial são as inúmeras possibilidades de instalações que ele oferece.

Maleável, ele embasa trabalhos arrojados, com recortes, desníveis e até mesmo curvas. Outra característica importante são seus componentes recicláveis, já que sua matéria prima é o gesso, que não gera descartes tóxicos.

Além disso, o Drywall é uma tecnologia limpa, pois produz menos resíduos que os métodos tradicionais. E também tem baixo custo na hora do transporte, já que é bem mais leve.

Existem três tipos de Drywall que devem ser aplicados de acordo com o cômodo ou projeto que está sendo desenvolvido. Estes modelos são separados por cores e tratam-se:

  • Verde (RU): possui silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso. Pode ser aplicado em áreas úmidas, como: banheiro, cozinha e lavanderia;
  • Rosa (DF): tem maior resistência ao fogo por conta da sua composição com fibra de vidro. Por isso pode ser aplicada em áreas com lareira ou até mesmo em bancadas onde possua cooktop;
  • Branco (ST): este é o modelo mais básico e normalmente é aplicada em forros e paredes de ambientes secos, como quartos e salas.

Outro método construtivo inovador e muito eficiente são as...

Casas Pré-fabricadas

Neste tópico vamos falar sobre dois métodos construtivos muito populares e inovadores de casas pré-fabricadas: as de madeira e as de concreto.

Madeira

Este método construtivo, ao contrário de outros, é produzido de maneira individual. Sua estrutura é transportada ao canteiro de obras para serem encaixadas sobre os alicerces tradicionais de concreto, que são definidos de acordo com o projeto e terreno escolhido.

As construções das casas de madeira podem ser escolhidas entre os modelos padrões já existentes. Porém é importante destacarmos que estes podem sofrer alterações ou podem até ser personalizados de acordo com o projeto, para que seja desenvolvido de acordo com os desejos do cliente.

Concreto

As casas pré-fabricadas de concreto são muito semelhantes as construções das de madeira. Porém, neste caso os modelos costumam ser construídos separados em galpões, sendo transportados para o canteiro de obras para serem montadas.

A principal vantagem deste método é que todo o processo é feito de maneira mais rápida do que a construção de um projeto de alvenaria comum. Além de também eliminar a quantidade de resíduos no canteiro de obras.

Conclusão

Existem outros métodos construtivos no mercado, com inúmeras vantagens e oportunidades de inovar na construção civil. Neste post destacamos apenas os mais populares, tanto internacionalmente quanto no Brasil.

Para que você sempre esteja atualizado à essas inovações e tendências é importante que não deixe de buscar novas soluções, ferramentas e métodos. Afinal, como citamos acima, eles podem garantir o diferencial competitivo que você tem buscado para se destacar no mercado.

Gostou do post? Está buscando um terreno para o seu próximo empreendimento? Não deixe de falar conosco pelo link abaixo.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly