Return to site

O que uma incorporadora analisa para a compra de um terreno

· Venda de Terreno

A compra de um terreno por uma incorporadora não é nem de perto simples, e nem sempre os vendedores da área tem noção do esforço e as análises para se levar em consideração se uma área é realmente boa e possível de empreendê-la. Por isso, nós vamos te explicar o que deve ser analisado nessa transação do incorporador para com o proprietário.

Análises que uma incorporadora precisa olhar

O primeiro passo para uma incorporadora adquirir um terreno, é entender se existe demanda por empreendimentos naquela região, um estudo de mercado – Para definir as necessidades que o público-alvo tem. Sim, é altamente recomendado que o empreendedor deve fazer um estudo aprofundado para saber se aquela área, ou seja, a sua área carece do empreendimento pretendido. Talvez o seu terreno seja o imóvel desejado e a melhor escolha naquele momento. Para isso, serão feitas inúmeras análises, e os resultados nem sempre são óbvios. Sendo assim, após o empreendedor analisar se a localidade carece deste empreendimento – com estudos apropriados, a empresa fará análises técnicas da área, neste caso:

Viabilidade financeira

Para o estudo financeiro de viabilidade econômica de incorporações imobiliárias, é necessário o cálculo de alguns parâmetros. Nestes, podemos citar a TIR (Taxa Interna de Retorno). Com esse resultado será possível a verificação da análise, se é positiva ou negativa para o empreendimento;

Viabilidade de construção

A viabilidade de construção pode ser requerida nos órgãos competentes daquela região ou estado. As mesmas servem para dar mais clareza quanto ao zoneamento e potencial construtivo daquela área. Como o que pode ou não ser construído, como até quanto pode ser construído. Sempre seguindo de acordo com a legislação vigente;

Viabilidade ambiental

A viabilidade ambiental tem como prioridade enaltecer quanto ao seu impacto. É a melhor forma para prevenir quaisquer interferências posteriores. Podemos destacar alguns estudos, como: Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA), Inventário Florestal, Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA), Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), dentre outras.

Viabilidade jurídica

A viabilidade jurídica é um dos passos mais importantes na aquisição da área, pois às áreas possuem toda uma documentação - uma identidade. Nela constam todas as observações e acontecimentos, que podem ser vistas nas suas matrículas. Por isso, devemos fazer a diligência (due dilligence) para que faça-se uma busca de eventuais riscos do imóvel. Assim, podemos efetuar o pedido de algumas certidões e documentos, como: IPTU, certidão de ônus reais do imóvel, certidão negativa de débitos, tanto municipais, estaduais como federais, certidão repercusória, certidão atualizada e outros.

Como vocês viram, não é tão simples uma transação de um terreno, por isso é muito importante contar com assessores que deem transparência do atual estado do seu terreno para balizar expectativas de venda e direcionar esforços para que a transação ocorra da forma mais segura possível tanto para o vendedor quanto para o comprador. Lembre-se: quando falamos em áreas com potencial para empreendimentos, o valor dela estará diretamente ligada ao que pode ser efetivamente construído nela.

Uma incorporadora está sempre à procura de um bom negócio, mas você também está e, para isso, um negócio deve ser bom para ambas as partes.

Sentiu necessidade de auxílio para entender o potencial do seu terreno? Cadastre o seu terreno e entraremos em contato para te ajudar neste momento tão importante.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly