Return to site

3 maneiras de conseguir financiamento imobiliário

· Empreendimentos

Há poucos modelos de financiamento específicos para o setor imobiliário no Brasil, principalmente para os loteadores e incorporadores. Os tradicionais canais bancários e grandes instituições financeiras costumam cobrar taxas abusivas e possuírem processos burocráticos, o que gera dificuldades ao empreendedor.

Por isso, é fundamental conhecer as alternativas de obtenção de crédito disponíveis e saber os trâmites dos processos financeiros.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post elaborado em parceria com a Captalys Real Estate.

Crédito é uma boa opção para o negócio?

A falta de recursos, em muitos casos, é um grande problema a loteadores e incorporadores. O crédito sustentável é uma ótima opção para empresas que possuem fluxo de caixa negativo e precisam transformá-lo em positivo.

O recurso de terceiros pode aumentar de forma expressiva o potencial de toda a operação. Afinal, com mais dinheiro em caixa, o empreendedor consegue acelerar o ritmo das obras e ampliar rapidamente o retorno por capital investido.

Além disso, a velocidade na construção é um dos fatores que melhora a experiência do cliente.

Pesquise antes de solicitar um financiamento

O empresário precisa conhecer todos os fatores envolvidos em uma operação financeira. Para isso, é importante que fazer uma pesquisa em relação às opções do mercado e os resultados positivos para a incorporação. No momento atual há poucas opções disponíveis:

Securitização

A securitização é o processo que transforma um crédito em um título passível de negociação e que pode ser vendido a investidores, o que faz com que o empreendimento consiga obter recursos sem comprometer seus limites com as instituições financeiras e nem criar um passivo em seu balanço.

Produlote

O Produlote é uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal para quem pretende produzir loteamentos urbanos. Para tanto, o loteador precisa ter faturamento anual a partir de R$ 15 milhões e o processo de transação pode levar até seis meses.

Mercado de capitais

O crédito estruturado especializado é uma opção para o empreendedor que busca opção personalizada e pagamentos flexíveis, sem a cobrança de parcelas fixas.

Hoje, o mercado já oferece produtos desenvolvidos especialmente para as necessidades de loteadores e incorporadores, além de fornecer soluções para diferentes momentos das obras.

Passo a passo para tomada de crédito

Uma das principais etapas para obtenção de capital é reunir todos os documentos da empresa que envolvam cartórios, prefeituras e órgão ambientais. De maneira simplificada, as etapas consistem em:

  1. envio de informações;
  2. análise e pré-aprovação;
  3. cadastro na administradora, diligências e alinhamento das informações;
  4. acordos em forma de contrato;
  5. repasse dos recursos.

Não é muito raro a reprovação de um financiamento no mercado imobiliário. Geralmente, o parecer negativo se deve à problemas de organização durante as etapas de aprovação. Veja os principais problemas:

  • perda dos contratos vendidos;
  • falta de controle sobre as vendas;
  • ausência de organização dos demais documentos.

Você pode perceber que o financiamento para loteadores e incorporadores é possível, desde que haja comprometimento com as etapas de diligências e uma ajuda de um parceiro especializado.

Sobre a Captalys Real Estate

A Captalys Real Estate oferece produtos diferenciados que resolvem os principais problemas dos loteadores e incorporadores em todas as fases operacionais e acompanham todos os ciclos de mercado.

Converse com um especialista e tenha a proposta ideal para o seu negócio.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly