Return to site

Que documentos são importantes para a venda de um terreno?

· Venda de Terreno

Aqui no Vendo Meu Terreno interagimos diariamente com vendedores de áreas, sejam corretores ou os próprios donos dos terrenos, e vemos muitos entraves para iniciar o anúncio de uma área logo no começo do processo, que é avaliar a documentação do imóvel.

A ideia deste post é de falar um pouco do que seria o mínimo (e desejável) para uma análise bacana de informações e documentos importantes para ser enviados à um potencial comprador da área que você está tentando vender.

Leve em consideração que estamos sempre falando aqui em um contexto onde o terreno tem vocação e viabilidade para a construção de um empreendimento imobiliário, seja uma residência multifamilar, um galpão logístico ou um loteamento.

O Básico

O primeiro documento essencial para análise é a Matrícula do Imóvel atualizada (últimos 30 dias). De preferência uma matrícula já com os adjacentes sobre ônus e ações que constam no imóvel. No registro de Imóveis peça uma Certidão de Inteiro Teor, Ônus e Ações

Com estes documentos é possível entender o histórico do imóvel, possíveis problemas sobre as dimensões do terreno - super comum nos terrenos, especialmente de porte maior -, e se existem impeditivos legais e fiscais para a comercialização do terreno (ônus e ações).

Imóveis que não possuem escritura, os famosos terrenos de posse, tem uma aderência muito baixa para compradores com perfil de construtora, pelo enorme risco associado à operação.

O segundo documento mais importante - e imprescindível - é a Consulta de Viabilidade emitida pela Prefeitura local.

Este é um documento que a Prefeitura da cidade onde fica o imóvel emite, atestando o que pode ser feito naquele terreno com base no Plano Diretor que a cidade possui em vigor naquele momento. Neste documento será dito quais tipos de construções são permitidas, o aproveitamento do terreno e todos os detalhes urbanísticos que o zoneamento aceita naquele determinado lote.

É de extrema importância este documento, que é o que balizará um Estudo de Viabilidade Técnico, que dirá o potencial construtivo do terreno e consequentemente dará a diretriz de preço do terreno.

Existem prefeituras mais ágeis e menos ágeis para dar este parecer, algumas dão de forma automatizada e outras demoram 30 dias para entregar.

Neste ponto há uma repetição muito grande de erros. Terrenos enviados para construtores que não tem viabilidade para construir um empreendimento, erros de precificação dos terrenos por não levar em conta o que o terreno produz e perda de tempo generalizada de todos os envolvidos por falta deste parecer.

Desejável

No seu terreno possui muitas árvores ou teve no passado recente e foram cortadas? Tem água de algum tipo no terreno ou existia córregos e nascentes e não existem mais? Só para exemplificar algumas situações…

Tendo condicionantes ambientais no terreno é importante saber como isso está cadastrado na prefeitura local e ter um parecer de biólogos e/ou geólogos para entender do que se trata e o impacto no uso do terreno.

Se por exemplo, existiam árvores nativas no terreno e foram cortadas, é importante saber se foram cortadas com licença de corte nos órgãos locais competentes.

Entender isso vale por dois grandes motivos: 1 - dependendo do que tiver no terreno, pode impactar no potencial construtivo e consequentemente no preço; 2 - dependendo como foi ‘resolvido’ estes pontos no passado, podem causar problemas para o comprador no futuro na hora de tirar licenças ambientais para o empreendimento.

Aqui não é hora de esconder nada, cedo ou tarde estes pontos serão elucidados e se forem graves (e descobertos lá na frente), só haverá uma perda de tempo por todos os envolvidos.

Pros proprietários de área que existem grandes condicionantes pode ser bem útil ter um parceiro especialista pra te ajudar entender o valor do seu ativo. Para corretores, entender o que tem no terreno e clarear para os compradores de possíveis dificuldades também já é positivo, além de demonstrar domínio sobre a propriedade que está sendo ofertada.

Conclusão

Bom, procuramos abordar aqui o que seria importante ter para entender um terreno. O próximo passo seria ter um Estudo de Viabilidade Técnica feita por um arquiteto competente para entender o potencial construtivo e demais estudos de viabilidade mercadológica e financeira. Mas isso fica para um próximo post.

Precisa de ajuda para vender um terreno? Entre em contato conosco pelo link abaixo.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly