Return to site

[CASE] Empreendimento em contêineres

Uma alternativa sustentável e econômica para construção civil

· Empreendimentos

Os containers vêm ganhando espaço no setor da construção civil. Trata-se de uma alternativa prática e versátil que atende à demandas arquitetônicas, inspiradas nos ambientes industriais e que garante o reaproveitamento de modelos que não seriam mais utilizadas nos portos. De casas à projetos comerciais, como escritórios, galerias, shoppings, restaurantes e até hotéis, os containers podem ser transformados em todo tipo de empreendimento.

Os gigantes de metal podem ser tão confortáveis quanto uma casa de alvenaria, além de serem cerca de 30% mais baratos comparados à alvenaria convencional. A estrutura viabiliza projetos com mais agilidade, sendo de 60 a 90 dias para as bases, além de menor descarte na natureza, tornando-os sustentáveis e economicamente acessíveis. A economia também é sentida na mão de obra, já que não exige custos com material de montagem de estruturas geralmente feitas de madeira e compensado.

Contudo, engana-se quem acha que essa alternativa é uma novidade de 2018, o re-uso de contêineres já é uma tendência bem conhecida ao redor do mundo. Na Inglaterra, existem casas e atelies de artistas na região portuária. Em Amsterdã, as vilas de estudantes em contêineres são cada vez mais comuns. Aqui no Brasil, ainda são poucas pessoas que investem na ideia, mas a procura está surgindo e um novo mercado começa a se fortalecer, principalmente com inspiração de alguns projetos interessantes.

Construtoras utilizam os contêineres para fazer estandes de vendas de seus lançamentos, já que eles podem ser reutilizados depois, em outras obras. Também há lojas que optam pelos módulos de aço como solução construtiva, já que é possível reposicionar os contêineres dentro de um terreno e expandir, adicionando novos módulos prontos a serem acoplados à estrutura já existente.

Em Santa Catarina, um dos mais novos empreendimentos com uso de contêineres é encontrado na Praia do Rosa, localizada na cidade de Imbituba a 77 km de Florianópolis. As mesmas caixas que por dez ou quinze anos transportaram diversos tipos de carga pelos mares, foram aposentadas do ofício tradicional para dar vez a um hostel pra lá de moderno.

No Innbox Hotel & Hostel, sete contêineres marítimos foram transformados em acomodações com uma pegada jovem, como também em estrutura das áreas comuns, recepção, cozinha e bar. Inaugurado em outubro de 2017, o local surgiu para oferecer uma experiência de hospedagem diferenciada, um conceito novo para a região. Projetado pelos sócios Walmir Junior e Matheus Neckel, o Innbox têm 2 andares e 11 quartos, entre suítes individuais e compartilhados de 4, 6 e 8 camas.

— Idealizamos o empreendimento para atrair jovens em busca de novas experiências, num ambiente confortável e econômico. — diz Walmir Junior, sócio-fundador do Innbox Hotel & Hostel.

Empreendimento - Innbox Hotel & Hostel

Como são feitos para suportar até 200 toneladas de carga e podem ser empilhados em 8 ou 9 unidades em cima de um navio, permitem a transformação em estruturas modulares super interessantes, podendo chegar tranquilamente a altura de um prédio de 15 andares. Por lá, a disposição foi feita em contêineres de 30 metros quadrados. Para não perder a estética e a proposta de hotel, o projeto integrou estruturas de alvenaria junto aos boxes de metal.

— Percebemos uma aderência muita positiva, desde o início, e a demanda é constante até mesmo fora da temporada de verão. Por isso, estamos planejando expandir nosso modelo de negocio para outras regiões. Pretendemos até o final desse ano lançar mais uma unidade do Innbox Hotel & Hostel.— completa Matheus.

Uma barreira que está sendo vencida dentro da cadeia da construção, é que construtoras, empresários e investidores começam a perceber que o contêiner é viável e pode ser utilizado com criatividade para diversos fins. Em um futuro breve devemos ver a sustentabilidade cada vez mais presente nas edificações, como uma preocupação natural e uma alternativa positiva explorando o uso de materiais alternativos em empreendimentos.

Interessado em achar um terreno para um empreendimento em contêineres? Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly