Return to site

Condomínios Sustentáveis: porque é vantajoso cuidar do meio ambiente

· Empreendimentos

Cada vez mais, a sustentabilidade tem ganhado espaço dentro da indústria da construção civil. Essa mudança pode ser vista no desenvolvimento de produtos, materiais e projetos que agridem menos o meio ambiente.

Além de ser extremamente importante adotar práticas ecologicamente corretas, este nicho de mercado pode ser um bom negócio para a sua empresa. Um bom exemplo disto, são os condomínios sustentáveis. Espaços criados especialmente com o objetivo de preservar o meio ambiente e oferecer mais qualidade de vida para os moradores.

Mas você pode estar pensando que, tornar um projeto sustentável requer mais gastos e pouco lucro, não é mesmo?

Não. E por isso que este post é tão importante pra você e sua empresa. Vamos mostrar como começar a adotar ações mais sustentáveis em seus canteiros de obras e desenvolver condomínios ecológicos de sucesso!

Vamos começar explicando um pouco mais sobre…

O que são Condomínios Sustentáveis

A construção civil é um dos setores mais poluentes do Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Civil Engineering Research Foundation (CERF) o setor é responsável pelo consumo de 15% a 50% dos recursos naturais retirados do nosso planeta, 40% pela energia consumida, 66% de toda a madeira e 16% de água potável.

Como se não bastasse, ainda de acordo com a mesma pesquisa, a indústria consome cerca de dois terços de madeira natural extraída. Além disso, em boa parte das florestas, essa extração não é feita adequadamente.

Por conta de tudo isso, foram surgindo novas soluções no mercado que visam reduzir todos esses percentuais. Uma delas são os condomínios sustentáveis.

O objetivo deste modelo de projeto é diminuir o impacto no meio ambiente. Com isso, muitos cuidados são tomados para evitar o desperdício de recursos naturais, a poluição do ar e da água.

Sua concepção exige mais planejamento e integração de materiais, tecnologias e sistemas para que todos aproveitem melhor os recursos naturais que o meio ambiente oferece.

Mas fique atento!

Este processo, que adota ações sustentáveis, toma medidas desde o projeto até a execução, que também significa responsabilidade social. Isso significa que os projetos de condomínios sustentáveis precisam levar em consideração uma abordagem sistêmica.

É preciso que contemple todos aspectos envolvidos ao longo de seu ciclo de vida: concepção, implantação e operação.

Por isso é fundamental que você compreenda:

A importância deste conceito na construção civil

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, 94% dos brasileiros se preocupam com as causas ambientais e em formas de minimizar esses impactos. E sabemos que em qualquer tipo de obra ou infraestrutura urbana, uma série de recursos naturais acaba sendo comprometido.

Por isso, quando falamos em incorporar conceitos de sustentabilidade em empreendimentos, estamos criando uma relação de equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação da natureza.

Consequentemente, são concebidos projetos de cidades inteligentes e com maior desenvolvimento urbano. Por isso, os condomínios sustentáveis têm se tornado tendência por todo o mundo.

Algumas das principais vantagens de construções sustentáveis, são:

  • Gerenciamento sustentável da implantação da obra;
  • Consumo mínimo de energia e água;
  • Uso de matérias-primas eco-eficientes;
  • Redução de resíduos e contaminação;
  • Utilização mínima de terreno;
  • Integração com o ambiente natural;
  • Reduzir o impacto de modificações no entorno, tais como: paisagem, ventilação e temperatura;
  • Adaptação às necessidades dos usuários;
  • Criação de ambiente interno e externo saudável.

Outro ponto importante que precisa ser destacado é o fato de que, sim, o custo do desenvolvimento deste projeto é mais elevado. Isso porque além das ações sustentáveis que você aplicará em seu empreendimento, os materiais utilizados também precisam seguir este mesmo conceito.

Mas fique tranquilo!

Algumas técnicas sustentáveis podem ficar entre 5% a 10% mais caras do que as convencionais. Mas essa diferença pode ser recuperada com a redução de gastos com luz e água.

Além disso, conforme falamos, os clientes estão preocupados com as causas ambientes e se dispõem a pagar mais por isso.

Desta maneira, além de tornar sua empresa sustentável, você tem um diferencial competitivo que pode gerar muitos negócios.

Para se inspirar, veja abaixo…

Case de condomínio sustentável

Criado pelo escritório Sérgio Conde Caldas Arquitetura, no Rio de Janeiro, referência na construção de propriedades habitacionais com técnicas voltadas ao meio ambiente, o empreendimento Casa 1 é o primeiro conjunto residencial formado por oito casas totalmente sustentáveis.

Essas residências integram a vila ecológica Movimento Terras, um modelo de obras verdes e foi construída com o objetivo de conquistar a certificação internacional BREeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), inédita na América Latina e mundialmente conhecida.

Dentre as principais características sustentáveis do projeto, estão:

  • Eficiência energética;
  • Aquecimento solar combinado com sistema a gás;
  • Iluminação artificial planejada para performances racionais eco-inteligentes e com utilização de lâmpadas de baixo consumo;
  • Jardim sobre laje plana impermeabilizada;
  • Aproveitamento de materiais reciclados;
  • Recolhimento e filtragem de águas pluviais para reaproveitamento nos vasos sanitários;
  • Brises articuláveis que possibilitam a ventilação cruzada e expulsam o calor;
  • Vigas e pilares em estrutura metálica que permitem a racionalização da obra;
  • Vidros Low-e de baixa emissão e extremamente transparentes;
  • Tijolos de solo-cimento, também conhecidos como tijolos ecológicos, que funcionam por encaixe e dispensam massa para assentá-los;
  • Tratamento de esgoto primário;
  • Utilização de madeira certificada em todas as fases da obra;
  • Torneiras e chuveiros com arejadores, torneiras com fechamento automático;

O objetivo do projeto não é apenas preservar o meio ambiente, mas dar início também a um movimento de melhorias para a região e até mesmo para os trabalhadores locais ligados à construção.

Muito mais do que desenvolver e projetar um condomínio sustentável com alta tecnologia, design e eficiência energética, a Casa 1 propõe um novo método de construir. O que faz com que todos os profissionais da área utilizem suas ferramentas promovendo responsabilidade social.

Caso você queira saber mais sobre este projeto, assista o vídeo: https://youtu.be/lDwCf9rDKgY

Para concluir…

Está cada dia mais difícil falar em construção civil sem pensar em práticas sustentáveis durante os processos de obras de empreendimentos. Mas como você pode ver, o conceito de condomínios sustentáveis é uma ótima solução para atender a necessidade dos seus clientes e preservar o meio ambiente.

Também notamos durante o post que por mais que este conceito tenha um custo mais elevado que o tradicional, o que seria custo se torna investimento. Já que o valor da diferença é economizado em outras ações e os clientes estão dispostos a arcar com isso.

Por isso, não deixe de implementar este conceito em seus empreendimentos para usufruir de seus benefícios.

Quer entender mais sobre esta tendência de Condomínios Sustentáveis e achar o local ideal para o seu empreendimento? Entre em contato conosco pelo link abaixo!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly