Return to site

04 pontos que você precisa analisar antes de comprar o seu terreno

· Empreendimentos

O sucesso de um negócio imobiliário está diretamente ligado à escolha do melhor terreno para o seu empreendimento, concorda? Afinal, todo o projeto, a execução e as estratégias de comercialização serão afetadas pela escolha do terreno.

Além disso, os terrenos mostram uma força de valorização ainda mais expressiva do que os imóveis prontos. No entanto, existem alguns pontos fundamentais a serem levados em consideração para achar o melhor terreno para o empreendimento.

Portanto, ao longo deste texto vamos te mostrar quais são os aspectos aos quais você precisa obrigatoriamente prestar atenção. Você vai ficar sabendo como avaliar se o terreno apresenta um bom preço ou se conta com alguma limitação legal, por exemplo.

Sendo assim, vamos começar a escolha pelo melhor terreno para o seu empreendimento! O primeiro passo é pensar na localização.

Como avaliar a localização do terreno?

Sem sombra de dúvidas, a localização é um dos fatores mais importantes para a valorização de um terreno. Consequentemente, terrenos em bairros nobres costumam custar mais para serem adquiridos. Em contrapartida, tendem a facilitar a venda do empreendimento depois de construído. Por isso que, em geral, terrenos em bairros mais centrais costumam ser mais cobiçados.

Entretanto, ainda que afastado, a proximidade com infraestrutura de transportes, existência de saneamento básico e iluminação beneficiam o terreno. Por isso, é importante analisar as necessidades das pessoas que vão usufruir do seu empreendimento depois de construído. Nessa etapa, é importante saber quais serviços são importantes ter perto. Se os seus futuros clientes têm filhos, serão valorizados imóveis em terrenos com acesso facilitado a escolas, farmácias e supermercados.

De forma geral, avalie a existência de serviços como escolas, universidades, supermercados, farmácias, shoppings, conveniências, parques, comércios, bancos, hospitais, restaurantes, bares, casas noturnas e transporte público.

Para tanto, é possível lançar mão de ferramentas como o Google Earth, que permite avaliar a região sem a necessidade de ir até o local.

Nesta fase, avalie também a questão da segurança da vizinhança. Procure saber junto às autoridades e vizinhos sobre a incidência de roubos e furtos no local. Observe a iluminação das ruas e se há evidências de vandalismo.

A localização do terreno dentro da quadra também influencia a adequação do terreno às necessidades do seu empreendimento. Geralmente, lotes localizados em esquinas contam com vantagens relacionadas a iluminação natural e ventilação.

No entanto, é preciso conciliar o aproveitamento do espaço com a necessidade de muros e calçadas.

Por último e não menos importante, muito cuidado com terrenos em locais de riscos de enchentes ou em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Neste caso, atenção especial para terrenos próximos a cursos d’água. Além de legislação específica, costumam ser mais suscetíveis a alagamentos.

Saiba, no entanto, que por mais importante que seja, a localização não é o único fator a ser levado em conta na escolha do melhor terreno para o seu empreendimento.

Além destes pontos, é importante procurar entender se existem empreendimentos em lançamentos perto do seu terreno que vocês está analisando, como também o histórico de desempenho dos empreendimentos passados. Preço das unidades comercializadas, como foi a velocidade de vendas do empreendimento são parâmetros importantes de descobrir antes de fazer um investimento de maior porte na região em análise.

Atenção à topografia do terreno

A topografia do terreno não é um mero detalhe técnico. A inclinação de um terreno é fator determinante para o seu aproveitamento. Alguns tipos de obra simplesmente não podem ser feitas em determinados terrenos com inclinação excessiva, por exemplo.

Não é exagero dizer que a topografia é um dos itens que mais influencia o custo de uma construção. Obras que exigem movimentação de terra, muros de arrimo e fundações especiais custam muito mais caro do que aquelas feitas em terrenos planos. Por isso, avalie muito bem qual é o tipo do terreno a ser comprado.

Nesta mesma avaliação, verifique quais são as características do solo. Presença de lençol freático superficial e existência de muitas pedras podem complicar o projeto de fundações.

Solos arenosos são mais complicados de trabalhar no caso de estruturas muito pesadas, multipavimentos. Há risco de erosão, que pode comprometer a estrutura.

Atente, ainda, para a possibilidade de o terreno estar localizados sobre aterro sanitário ou ter o solo contaminado devido a atividades industriais anteriores.

Leve em consideração que estas características não inviabilizam, necessariamente, o aproveitamento do terreno. Pelo contrário, aproveitar terrenos tidos como inviáveis pode ser o trunfo do seu empreendimento. Somente é necessário desenvolver melhor o produto a ser construído.

Orientação solar

É sempre importante ter conhecimento da localização do terreno em relação ao sol. Entretanto, alguns projetos são mais dependentes desta informação do que outros.

É o caso de residências uni ou multifamiliares, por exemplo. Apartamentos e casas com face Norte tendem a ser valorizados por receberem sol durante mais tempo.

No caso de edificações corporativas, esta informação vai determinar a demanda por ar condicionado, por exemplo.

De modo geral, a posição do sol influencia da seguinte maneira:

  • De frente para o Sul: sem incidência direta do Sol
  • De frente para o Norte: mais luz durante o dia
  • De frente para o Leste: recebe o sol da manhã
  • De frente para o Oeste: recebe o sol da tarde

De nada adianta, no entanto, verificar tais questões e não atentar para a vizinhança. Mais do isso, para as características de desenvolvimento da região.

Afinal, um terreno que hoje está isolado de edificações vizinhas pode estar fadado a não ter mais incidência solar se a perspectiva futura for de construção de diversas edificações altas na região.

Legislação e documentação

Ao levantar os documentos para descobrir o proprietário do melhor terreno para o seu empreendimento você já tem algumas informações importantes sobre a regularidade do imóvel.

A matrícula do terreno no cartório de registro de imóveis traz todo o histórico do imóvel. Ou seja, o que ocorreu anteriormente com relação a compra e venda e quem são os antigos donos. É possível levantar até mesmo a existência de construções antigas que tenham sido demolidas.

Para evitar problemas na escolha do melhor terreno para o seu empreendimento, peça a certidão da propriedade. Não se esqueça de solicitar a negativa de ônus e de alienações, todas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis. Verifique, ainda, a existência de ações contra o atual proprietário. Para tanto, solicite certidões de ações dos distribuidores cíveis, protesto, execuções fiscais e ações federais.

Uma verificação importante a ser feita é a de verificar se o terreno está mesmo registrado no nome de quem está vendendo. Caso não esteja, será preciso regularizar a situação.

Por fim, assegure-se de pedir a Certidão Negativa de Débitos Municipais e o Carnê do IPTU. É nele que se encontram as dimensões do terreno e seu valor venal.

Já a análise da legislação permite entender quais os tipos de imóveis que podem ser construídos no local. E aí incidem legislações municipais mas também do condomínio onde porventura o terreno esteja inserido.Há muitos condomínios que determinam a tipologia e a finalidade dos empreendimentos a serem construídos no local.

Conclusão

Como vimos, há ações na escolha do melhor terreno para o seu empreendimento quem não podem ser negligenciadas. Caso contrário, o risco de não fazer um bom negócio é muito grande.

Terrenos têm compra complexa e exigem atenção e experiência por parte de quem compra. Especialmente se a intenção for desenvolver um empreendimento lucrativo no local.

Esperamos que o conteúdo deste texto tenha te ajudado na escolha do melhor terreno para o seu empreendimento. Caso positivo, não deixe de comentar aqui e compartilhar em suas redes sociais.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly